Construída no estilo gótico no ano de 1952, a igreja representa a fé e a religiosidade da comunidade São-carlense.
Visite a Igreja Matriz São Carlos Borromeu que conta com uma coleção de obras de arte, dentre elas, estátuas e imagens bíblicas, além de possuir o maior órgão de tubos do estado de Santa Catarina.
História.
Com a chegada dos primeiros colonos católicos à São Carlos sentiu-se a necessidade de assistência religiosa. E até então a única paróquia existente localizava-se em Itapiranga.
Em 12 de fevereiro de 1929, veio á São Carlos o primeiro padre para celebrar uma missa na nova colônia. Neste mesmo ano, o padre Henrique Buse começou a atender a vila de São Carlos onde já havia uma dezena de moradores. Imediatamente os moradores iniciaram a construção da primeira capela e a inauguração do primeiro sino, em 1929.
No dia 02 de abril de 1931, por um ato do então bispo de Lages, Dom Daniel Hostim, era criada a paróquia da Vila de São Carlos, chamada Paróquia São Carlos Borromeu.
Em 10 de março de 1950, a comissão da construção da nova Igreja matriz, viajou para Palmas, onde na oportunidade, apresentaram a planta da nova Igreja e a autorização para a construção. Em meados de agosto foi derrubada a antiga Igreja, instalando a provisória no salão paroquial.
O novo prédio foi inaugurado em 1955. Centenas de milhares de tijolos maciços foram utilizados na obra, que não possui nenhuma estrutura de concreto. O mesmo foi projetado pelo arquiteto alemão Hans Schäfer e teve como modelo a catedral de Köln na Alemanha, sendo que a altura de sua torre é exatamente igual a altura da nave central da catedral Alemã. Foi a primeira obra a utilizar um elevador na construção. Este serviu para elevar os materiais até a altura, principalmente da torre e era puxado por uma junta de burros que caminhavam na direção da praça. Substituiu-se assim a primeira Igreja de madeira construída no mesmo local em 1929.
Em 16 de maio de 1957, houve a grande festa inaugural e a 1ª missa quando tocaram solenemente pela 1ª vez os lindos sinos, advindos por doação, pelo povo da Alemanha. E em 05 de maio de 1959 o órgão de tubos encheu de melodiosa música o vasto ambiente da igreja, órgão este, sendo considerado um dos maiores do Brasil.